ROBÔS, MÁQUINAS E SISTEMAS JÁ SE COMUNICAM. É A INDÚSTRIA 4.0!

ROBÔS, MÁQUINAS E SISTEMAS JÁ SE COMUNICAM. É A INDÚSTRIA 4.0!
Gühring
O principal objetivo é que máquinas “conversem” ao longo das operações industriais

Inteligência artificial, robótica, blockchain, computação em nuvem, business intelligence, manufatura digital, ciber segurança, internet das coisas (IoT). Termos que há alguns anos não eram nada conhecidos e hoje já fazem parte do cotidiano de todos nós. São tecnologias que fazem parte de um conceito bem familiar no setor industrial: a Indústria 4.0. 

Apesar de o Brasil ser um país populoso, rico em recursos naturais e com parques industriais desenvolvidos e maduros, convenhamos, a indústria 4.0 no país ainda é uma realidade distante.  A maioria destas tecnologias citadas ainda não fazem parte da realidade de uma grande parcela do setor industrial. Muitos ainda acreditam que falar de indústria 4.0 é falar de ferramentas complexas, extremamente caras, e que somente grandes empresas com atuação internacional têm acesso ao novo modo de produção

Muitas indústrias já utilizam alguns dos conceitos de manufatura digital, mas ainda não migraram totalmente. As razões são diversas, como, por exemplo, fornecedores desatualizados que fazem parte do supply chain da empresa e que não conseguiram implementar algumas mudanças de forma mais ágil. Outro fator são os investimentos altos para adotar a tecnologia 4.0, o que demanda cautela por parte das empresas.

Infraestrutura defasada também é um empecilho, pois, para implementar a manufatura digital é preciso potencializar as redes móveis e a internet de alta velocidade com tecnologia de fibra óptica. E, por fim, o desafio de moldar os colaboradores da empresa a essa nova cultura tecnológica. 

Batizada também de 4ª Revolução Industrial, esse fenômeno está mudando, em grande escala, a automação e troca de dados, bem como as etapas de produção e os modelos de negócios, por meio do uso de máquinas e computadores. Inovação, eficiência e customização são as palavras-chave para definir o conceito de Indústria 4.0. Este conceito tem impacto significativo na produtividade, pois aumenta a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, além de propiciar a integração do Brasil em cadeias globais de valor.

A incorporação da Robótica Avançada, dos Sistemas de Conexão Máquina-Máquina, da Internet das Coisas e dos Sensores e Atuadores utilizados nesses equipamentos possibilita que máquinas “conversem” ao longo das operações industriais. Isso pode permitir a geração de informações e a conexão das diversas etapas da cadeia de valor, do desenvolvimento de novos produtos, projetos, produção e até o pós-venda.

Para aquelas empresas que já utilizam esse conceito, os benefícios alcançados com a implantação da indústria 4.0 já são muitos. O uso das tecnologias digitais na indústria permitiu aumentar em 22%, em média, a capacidade produtiva de micro, pequenas e médias empresas dos segmentos de alimentos e bebidas, metalmecânica, moveleiro, vestuário e calçados. 

A consultoria McKinsey estima que, até 2025, os processos relacionados à Indústria 4.0 poderão reduzir custos de manutenção de equipamentos entre 10% e 40%, reduzir o consumo de energia entre 10% e 20% e aumentar a eficiência do trabalho entre 10% e 25%. Pesquisas, realizadas por diversas consultorias, têm estimado os impactos que o avanço da digitalização da economia poderá ter sobre a competitividade do Brasil. A Accenture, por exemplo, estima que a implementação das tecnologias ligadas à Internet das Coisas deverá impactar o PIB brasileiro em aproximadamente US$ 39 bilhões até 2030. (fontes: Certi/Portal da Indústria)
Conexão GÜHRING
Cadastre-se para receber notícias do setor:
Você foi cadastrado com sucesso!
Endereço
Avenida Tranquillo Giannini, 1051 - Distrito Industrial – CEP 13329-600 – Salto – S.P. - Brasil
O acesso a redes sociais, quando iniciado por meio do site da Gühring Brasil, resulta na coleta de informações do usuário por parceiros, tais como o Facebook, Youtube e LinkedIn.Visando manter a transparência do tratamento de dados iniciado por meio do nosso site, colocamos à disposição o link relativo aos Avisos de Privacidade desses terceiros. Facebook: https://www.facebook.com/privacy/explanation
Facebook
O acesso a redes sociais, quando iniciado por meio do site da Gühring Brasil, resulta na coleta de informações do usuário por parceiros, tais como o Facebook, Youtube e LinkedIn. Visando manter a transparência do tratamento de dados iniciado por meio do nosso site, colocamos à disposição o link relativo aos Avisos de Privacidade desses terceiros.Youtube: https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR
Youtube
O acesso a redes sociais, quando iniciado por meio do site da Gühring Brasil, resulta na coleta de informações do usuário por parceiros, tais como o Facebook, Youtube e LinkedIn. Visando manter a transparência do tratamento de dados iniciado por meio do nosso site, colocamos à disposição o link relativo aos Avisos de Privacidade desses terceiros. LinkedIn: https://br.linkedin.com/legal/privacy-polic
Linkedin
Copyright © Gühring Brasil
Implementação Evernet