Guia de aplicação
AUTOMOTIVO
AERONÁUTICA
ELETRÔNICOS
MEDICINA E SAÚDE
ENERGIA
AGRONEGÓCIOS E ALIMENTÍCIA

DEMAIS SEGMENTOS

Perguntas Frequentes
Perguntas frequentes
Catálogo
Baixar catálogo
Imagem
MECÂNICA
Do projeto à produção seriada

A Gühring é uma competente parceira em engenharia mecânica. Com base em desenhos 3D da peça, da fixação e do local de trabalho, nosso departamento de OEM cria o processo de usinagem completo para a produção econômica do componente, incluindo simulações abrangentes, suporte no início da produção e otimização do processo.

Os diversos centros de OEM da Gühring fornecem aos fabricantes de máquinas um competente serviço na definição do processo e aceitação da máquina. Somente na Alemanha, a Gühring conta com um contingente de 200 funcionários trabalhando ativa e globalmente no setor de OEM. Além disso, há uma divisão de engenharia mecânica de aplicação especificamente criada para dar suporte ao cliente.

A análise do projeto junto ao cliente é a base para as observações quanto ao desenho da ferramenta e colisões, considerando-se a peça a ser trabalhada e sua fixação. Então, o departamento de projeto acompanha in loco a preparação da máquina assim como sua aprovação (processos de setup, try-out), juntamente com o fabricante do equipamento. Modificações necessárias ao processo técnico da ferramenta são prontamente implementadas por nossos técnicos de aplicação em mútua cooperação com o fabricante da máquina. Este serviço inclui também o fornecimento de ampla documentação técnica dentro do prazo estabelecido.

Mediante solicitação, o serviço técnico de campo do departamento de projetos acompanha o comissionamento da máquina a fim de efetuar, diretamente no local, quaisquer otimizações que sejam necessárias, ou mesmo documentá-las ou planejá-las para uma data posterior. Além disso, durante as operações seriadas, o serviço técnico de campo da Gühring é disponibilizado para contato a qualquer hora, visando solucionar quaisquer problemas com facilidade e rapidez, se necessário. Novas descobertas no desenvolvimento de ferramentas da Gühring são introduzidas e possivelmente implementadas para uma otimização contínua da produção existente. Os usuários podem não apenas buscar assessoria da gerência de projetos da Gühring quanto ao equipamento original da máquina, como também com respeito à conversão das instalações atuais de manufatura para novas peças e processos.

Durante todo o processo, nossos clientes contam com o benefício de padrões técnicos uniformes e globais, assegurados por uma rede de centros de manufatura distribuídos por todo o mundo. Além disso, contam com o apoio e a assistência de nossos especialistas, internacionalmente atuantes, bem como com uma rápida ação de nossa rede global de vendas e de nossos centros de produção.
Imagem
MOLDES E MATRIZES
Performance elevada e confiabilidade de processo

O setor de moldes e matrizes desempenha um papel chave na indústria automotiva, de bens de consumo, de aviação e elétrica. As empresas no setor de manufatura de ferramentas apresentam alta flexibilidade e criam produtos especiais que demandam uma adaptação singular ao respectivo processo de usinagem.

Precisão, exatidão de contorno e confiabilidade de processo são requisitos essenciais na confecção de moldes e matrizes. Nessas categorias, a precisão das ferramentas Gühring jamais irá decepcionar.

Somente 5% dos custos de produção podem ser alocados em ferramental nesse setor, embora as ferramentas sejam responsáveis por mais de 90% da rentabilidade da produção, bem como pela qualidade dos produtos.*

Diversas ferramentas da Gühring são projetadas para atender as exigências do setor de manufatura de ferramentas e moldes como, por exemplo, a série RF 100: composta por fresas de alta performance com hélice desigual para desbaste e acabamento com alto desempenho e máxima qualidade, e nível de dureza de até 48 HRC.

Há no setor de fresamento, em particular, uma ampla série de ferramentas ainda mais especializadas, tais como fresas High Speed Cutting (HSC) para usinagem de materiais endurecidos em 3D e com dureza de até 62 HRC, disponíveis como fresas toroidais (Torus) e opção de ponta esférica ou fresa GF 500 HSC para usinagem de perfis ou cópia 3D de moldes e matrizes com até 54 HRC,. As fresas toroidais (Torus), assim como as fresas de ponta esférica, podem ser adquiridas com tolerância de raio +/-0,01 mm. Para as operações de rosqueamento, a primeira opção em usinagem de materiais endurecidos de até 55 HRC é a linha em Aço Rápido Cobalto Sinterizado (HSS-E-PM) ou para os materiais com até 62 HRC de dureza, a recomendação é usar ferramenta de roscar em metal duro sólido. Machos laminadores também podem ser uma opção para os materiais com até 1200 N/mm2 ou fresas para rosqueamento em materiais com dureza até 54 HRC.

São utilizadas em uma série de ferramentas de furação da linha Exclusive Line, tal como a RT 100 T ou brocas sólidas de metal duro de microprecisão, com refrigeração interna, para furos com profundidade até 15xØ em materiais com dureza até 44 HRC, bem como brocas canhão, por exemplo, GT 100 ou nosso programa EB.

Alargadores NC em Aço Rápido Cobalto (HSS-E) para materiais de até 1000 N/mm2 ou nosso programa HR 500, alargadores de alto desempenho para usinagem de ferramenta e aços endurecidos até 62 HRC com valores de corte acima do nível de composto Cermet ou próximos do limite.

*Fonte: VDMA
Imagem
MRO
Suporte para o gerenciamento de “artigos C”

O setor de operação e manutenção / MRO (Manutenção, Reparo e Operações) engloba todos os serviços relacionados à manutenção, reparo e operações das instalações industriais, dos equipamentos ou mesmo de todas as linhas de produção. Via de regra, os produtos de aplicação envolvidos são artigos C (itens de baixo consumo).

A ampla gama de ferramentas standard da Gühring disponível no mercado beneficia diretamente o segmento MRO. Com 90 mil produtos para operações de furação, fresamento, rosqueamento e alargamento, somos capazes de atender os requisitos necessários na manutenção de ferramentas. Portanto, nossos clientes se beneficiam com uma convincente relação de custo-desempenho, pronta disponibilidade e um serviço acessível por todo tempo de aplicação. De especial interesse para o segmento MRO são nossas linhas de produtos Power Line, PowerMill, PowerTap e SuperLine.

Em conjunto com o fornecimento de ferramentas standard, o gerenciamento logístico de ferramentas da Gühring também constitui um dos serviços fornecidos por nossa linha MRO. A Gühring realiza a compra dos itens C mais comuns para o cliente, bem como providencia um completo gerenciamento logístico de ferramentas, inclusive hardware na forma de sistemas de administração personalizados. Esse serviço completo de sistemas de administração oferecido pela Gühring abrange monitoramento de estoque, emissão de pedidos, compra, controle de inventário e reposição de estoque.

A Gühring assegura uma solução excelente e customizada para os itens C, conforme as necessidades do cliente. Além de oferecer a organização dos artigos C, a Gühring assume todos os serviços logísticos como suprimento, abastecimento, garantia da qualidade de peças de reposição e assessoria.

Para o cliente, isso significa uma rede de fornecedores de peças C, a simplificação dos processos, a elevação da transparência na cadeia de suprimentos, bem como a máxima segurança de fornecimento.
Imagem
PRECISÃO
Extremamente pequena. Ultraprecisa

A miniaturização de componentes em inúmeros segmentos industriais, tais como, elétrico, médico ou engenharia mecânica, demanda aplicações que pareciam inconcebíveis até um tempo recente. Quanto menor for a dimensão dos componentes, tanto maiores são as exigências na exatidão, na precisão da repetibilidade e eficiência econômica do processo. Na microusinagem, especificamente, as demandas são enormes, porém podem ser atendidas com esta nova linha de produtos da Gühring, para este segmento.

Nas operações de fresamento com ferramentas de diâmetros muito pequenos, a deflexão da ferramenta constitui um problema significativo. As elevadas exigências a serem atendidas na microusinagem requerem uma prevenção ou redução dos desvios dimensionais causados pela deflexão da ferramenta. Para tal, é necessário que as micro fresas, em especial, apresentem um corte fácil e preciso. Alta qualidade do metal duro, tolerâncias fechadas e a garantia de um resfriamento confiável do processo são absolutamente essenciais desde o estágio do blank.

Além disso, a operação de furação constitui parte integral e central da microtecnologia. Além das brocas de microprecisão de nossa linha padrão, o programa Gühring desse segmento também inclui ferramentas especiais de microprecisão em HSS-E-PM e metal duro, sob encomenda do cliente. Devido à crescente miniaturização, notadamente no setor de telecomunicações e TI, a demanda por tais ferramentas de furação, personalizadas e de fácil acesso ao usuário, é cada vez maior. Em comparação com processos concorrentes tais como furação a laser, a microusinagem se destaca por uma integração mais simples à produção e pela eficiência econômica.

De igual sorte, uma mera miniaturização das ferramentas de alargamento e rosqueamento não é suficiente para alcançar um resultado satisfatório nos processos de manufatura no segmento micro. Trata-se aqui de possibilitar a produção seriada de componentes eletrônicos, como também componentes nos setores de óptica e engenharia de precisão. Assim, a confiabilidade do processo e a vida da ferramenta são de extrema valia para evitar substituições desnecessárias de ferramentas e para assegurar uma produção econômica no segmento micro.

Esses fatores demandam tecnologias de manufatura adaptadas ao produto. O comprovado know-how da Gühring na fabricação de ferramentas e na qualidade de retificação, torna possível igualmente atender as exigências da microusinagem. Nesse quesito, constituem componentes chave o metal duro próprio da Gühring, bem como a geometria da aresta de corte e o revestimento.

Produtos relacionados

Engenheiros
consulte nossos engenheiros
Distribuidores
distribuidores GÜHRING
Conexão GÜHRING
Cadastre-se para receber notícias do setor:
Preencha os campos corretamente.
Você foi cadastrado com sucesso!
Endereço
Av. Tranquillo Giannini, 1051 Distrito Industrial - 13329-600 Salto - S.P. - Brasil
Facebook Youtube Linkedin
Copyright © Gühring Brasil
Implementação Evernet
Este site utiliza cookies para fornecer uma melhor experiência para seus usuários. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.