A IMPORTÂNCIA DE SE TER UMA POLÍTICA INDUSTRIAL

A IMPORTÂNCIA DE SE TER UMA POLÍTICA INDUSTRIAL
Gühring
Seu fio condutor é alinhar agentes públicos e privados para posicionar o Brasil frente aos desafios

Um debate acalorado foi observado a partir do lançamento da Nova Indústria Brasil, em 22 de janeiro, sobre se o Estado deve exercer maior ou menor papel em conduzir os caminhos para o desenvolvimento do país. Afinal, do que trata e o que pretende a Nova Indústria Brasil e por que ela deve ser apoiada não só pela indústria? De forma resumida, seu fio condutor é alinhar agentes públicos e privados para posicionar o Brasil frente aos desafios contemporâneos. Isso se dá por meio de quatro temas transversais: inovação, produtividade, descarbonização e exportações, tendo a indústria como elemento central na indução de um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social.

Na Nova Indústria Brasil, são R$ 300 bilhões a serem empregados ao longo de quatro anos, ou R$ 75 bilhões ao ano, com impacto fiscal adicional zero. São recursos já previstos no orçamento do governo federal, seja nos fundos que alimentarão o programa, como o FNDCT, o FUST e o FAT, seja via captação internacional – como a ocorrida em novembro de 2023, cuja demanda pelos títulos excedeu a oferta em três vezes.

A adoção de políticas públicas focadas na indústria tem uma explicação simples. Seja nas economias mais desenvolvidas ou no Brasil, é ela que detém capacidade de dinamizar cadeias produtivas e outros setores da economia. É também na indústria que mais se oferta e consome inovação, na qual se agrega valor ao produto nacional e se encontram os melhores empregos. Afinal, se um setor econômico cresce, cresce a reboque a economia e, com isso, há efeitos positivos sobre o mercado de trabalho, a renda e a qualidade de vida do cidadão.

Àqueles que avaliam a Nova Indústria Brasil olhando pelo retrovisor, cabe recordar bons exemplos de política industrial que contribuíram para consolidar importantes setores da nossa economia. No campo do complexo industrial da saúde, um exemplo recente e bem-sucedido de política industrial pautada pelo conceito de missão é do medicamento genérico, na década de 1990, que ampliou o acesso da população a remédios mais baratos.

O Proálcool, por sua vez, na década de 1970, colocou o Brasil na vanguarda da produção de biocombustíveis e pavimentou uma estrutura produtiva e de pesquisa e inovação sólida e que é referência mundial. A Embraer, terceira maior empresa de aviação comercial do mundo, serve de âncora para uma avançada base industrial, tanto na aviação civil como na militar. Vale lembrar que o Brasil é uma potência agroindustrial porque compreendeu, como política de Estado, que investir em inovação e tecnologia é o caminho para promover o desenvolvimento de um setor econômico como um todo.

Em reação a esse mesmo cenário, as indústrias dos Estados Unidos, da União Europeia, do Reino Unido e do Japão estão recebendo US$ 6,8 trilhões em políticas industriais. Se nesses países os objetivos não se alcançam sozinhos, nossa situação é ainda mais difícil, pois partimos de um ambiente de negócios que custa às empresas R$ 1,7 trilhão ao ano em Custo Brasil e de um spread bancário de 27,4%, diante de uma média mundial de 7,3%.

Então, agradeça à política industrial quando você parar num posto para abastecer seu carro com etanol. Quando você entra na farmácia e compra um remédio mais barato, isso acontece graças a política de medicamentos genéricos que completou 25 anos. Ou mesmo quando você viaja num dos aviões mais modernos e seguros do mundo, fabricado no Brasil.  Ou quando consome proteína animal que abastece o mundo ou eletricidade com motores elétricos. E também não esqueça que temos celulose com sustentabilidade e crédito de carbono!

(fonte: artigo do presidente da CNI, Ricardo Alban, publicado no Valor Econômico)
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