A FÁBRICA FUTURISTA DA RENAULT

A FÁBRICA FUTURISTA DA RENAULT
Gühring
De Indústria 4.0 a Metaverso: uma revolução tecnológica no coração da produção

A Renault completou agora em dezembro 25 anos de produção no Brasil. A empresa escolheu o estado do Paraná para construir sua nova fábrica, dando início a um novo capítulo na história da indústria automobilística no mercado brasileiro. 

Em 4 de dezembro de 1998, o Complexo Industrial Ayrton Senna foi inaugurado em Curitiba, tornando-se uma das principais fábricas industriais do Grupo Renault na América do Sul. Nos últimos vinte e cinco anos, o Complexo que fica em São José dos Pinhais, já produziu mais de 3,5 milhões de veículos e 5 milhões de motores, atingindo tanto sucesso no mercado local como internacional. 

A montadora francesa acaba de anunciar que planeja investir R$ 2 bilhões no Complexo para produzir um novo SUV médio híbrido, baseado na plataforma CMF-B, fruto da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Trata-se da mesma plataforma utilizada no Kardian, outro SUV da Renault que será fabricado e lançado em 2024 no Brasil e que será exportado para toda a América Latina. 

Segundo a Renault, aconteceu uma revolução tecnológica no coração de sua produção nos últimos anos. O Complexo enfrentou os desafios de digitalização, das baixas emissões de carbono e do desempenho competitivo com uma série de iniciativas relacionadas à Indústria 4.0. Aliás, a fábrica paranaense é também a única indústria automotiva da América Latina reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial como referência na Indústria 4.0.

A fábrica implementou uma infraestrutura sem fio cobrindo uma área de 6.000 m², permitindo conectar toda a planta.  A instalação industrial aboliu o uso de papel para todo o pessoal de produção, gerando uma economia de 2,5 milhões de folhas, o que equivale a 21 toneladas de CO2. São 100% das linhas de produção conectadas (8.500 equipamentos), 90% dos fluxos de abastecimento monitorados permanentemente e 100% dos dados-chave da Supply Chain hospedados no Metaverso da Renault, com uma verdadeira réplica do mundo físico monitorado em tempo real.

É neste Metaverso Industrial onde se aplica às mais avançadas tecnologias no processo industrial da montadora, como inteligência artificial (IA), máquinas e postos de trabalho conectados, duplo digital, mineração de dados, impressão 3D e AGVs (veículos guiados automaticamente), dentre outras soluções, da mesma forma que a Renault aplica em outras unidades do mundo. O Metaverso permite a gestão de 700 robôs, o processamento de mais de 26 mil imagens, todos os dias, usando IA, entre outros recursos. (fonte: Press/Renault)
Conexão GÜHRING
Cadastre-se para receber notícias do setor:
Você foi cadastrado com sucesso!
Endereço
Avenida Tranquillo Giannini, 1051 - Distrito Industrial – CEP 13329-600 – Salto – S.P. - Brasil
O acesso a redes sociais, quando iniciado por meio do site da Gühring Brasil, resulta na coleta de informações do usuário por parceiros, tais como o Facebook, Youtube e LinkedIn.Visando manter a transparência do tratamento de dados iniciado por meio do nosso site, colocamos à disposição o link relativo aos Avisos de Privacidade desses terceiros. Facebook: https://www.facebook.com/privacy/explanation
Facebook
O acesso a redes sociais, quando iniciado por meio do site da Gühring Brasil, resulta na coleta de informações do usuário por parceiros, tais como o Facebook, Youtube e LinkedIn. Visando manter a transparência do tratamento de dados iniciado por meio do nosso site, colocamos à disposição o link relativo aos Avisos de Privacidade desses terceiros.Youtube: https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR
Youtube
O acesso a redes sociais, quando iniciado por meio do site da Gühring Brasil, resulta na coleta de informações do usuário por parceiros, tais como o Facebook, Youtube e LinkedIn. Visando manter a transparência do tratamento de dados iniciado por meio do nosso site, colocamos à disposição o link relativo aos Avisos de Privacidade desses terceiros. LinkedIn: https://br.linkedin.com/legal/privacy-polic
Linkedin
Copyright © Gühring Brasil
Implementação Evernet