2024: UM ANO MARCANTE PARA O SETOR AUTOMOTIVO
Gühring
Crescimento nas vendas e aportes de investimento da indústria
A indústria automotiva brasileira experimentou um período próspero em 2024. Fechou o ano com crescimento de 14% nas vendas em comparação com o ano anterior — o maior desde 2007. Os fabricantes voltaram a investir na ampliação das linhas de montagem, na modernização de seus complexos industriais e no lançamento de novos carros.
Somando todos os aportes anunciados em 2024, e excluindo o setor de veículos pesados e o segmento de autopeças, tivemos um total de R$ 103,4 bilhões. Trata-se do maior ciclo de investimentos da indústria automotiva na história.
Segundo dados do Renavam, foram licenciadas 2,634 milhões de unidades até dezembro de 2024, dentre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Na comparação do segundo com o primeiro semestre, a produção cresceu 26,2%, os emplacamentos 32% e as exportações 44,2%.
O resultado superou as projeções da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que divulgou o balanço do setor automotivo no final de 2024, bem como as projeções de vendas para este ano de 2,802 milhões de autoveículos, uma elevação de 5,6% sobre 2024.
De acordo com a entidade, o ano que se encerrou foi marcado por forte crescimento de vendas no segundo semestre, o que impulsionou a produção de autoveículos a um nível acima do projetado inicialmente. Importante frisar que o Brasil foi o que mais cresceu entre os principais mercados do mundo, e teve o maior crescimento em 17 anos. (fontes: Anfavea/Autoesporte).