Home > Notícias > Acontece > Não está bom, mas está sob controle

Não está bom, mas está sob controle

14/03/2014

Governo diz que o país está preparado para enfrentar uma crise global

O Brasil tem US$ 376 bilhões de reservas internacionais para enfrentar a volatilidade da economia internacional. “Temos a quinta reserva do mundo, uma dívida externa de curto prazo pequena, que permite o enfrentamento de uma situação mais grave”, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Neste instante, o mundo está vivendo “um momento doloroso, como um parto para um novo ciclo da economia mundial”, ressaltou o ministro.

Mantega disse ainda que o Brasil está bem posicionado para uma transição entre a crise global iniciada em 2008 e o crescimento da economia mundial, em recuperação. Tanto que o ministro foi enfático ao dizer que os investidores continuam vendo o país como atraente, com a inflação sob controle e com tendência a queda, e com fundamentos sólidos.

Para o ministro, vivemos hoje a transição de uma economia de crise para uma de pós-crise. Segundo ele, a transição apresenta volatilidade, que termina abalando os mercados. Mantega disse que as turbulências afetaram todos os países. “Trata-se de readaptação. As taxa de juros dos Estados Unidos tendem a ser mais altas e trazem mudanças nos fluxos cambias, com saída de recursos dos emergentes. Mas melhorou nas últimas semanas e já percebemos uma tranquilização dos mercados”, observa.

Segundo Mantega, a previsão é que haja um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial próximo a 2%, com os países europeus ainda abaixo deste patamar, mas em recuperação também. Na avaliação do ministro, a economia americana, que tem apresentado recuperação gradual, é outro fator importante para o Brasil. (Agência Brasil)