Home > Notícias > Gühring > HR 500 Cast foca qualidade e produtividade

HR 500 Cast foca qualidade e produtividade

10/11/2015

Linha de alargadores da Gühring vem com cobertura NanoA

Alta performance,  geometria revolucionária e a nova cobertura NanoA são apenas algumas das qualidades da HR 500 Cast, uma linha de alargadores de alta performance para usinagem de ferro fundido cinzento. Instrumento clássico no segmento da usinagem, os alargadores são ferramentas de múltiplas arestas de corte que, através dos movimentos de corte e avanço, servem para alargar e acabar furos. “São ferramentas usadas em vários segmentos, principalmente no setor automotivo, para usinagem de cabeçotes de motor, onde precisão e produtividade são itens bastante exigidos” explica Lucio Bitencourt, engenheiro de aplicações da Gühring. A HR 500 Cast também pode ser utilizada na fabricação de máquinas de construção, agrícolas e na engenharia em geral.

Além da dureza, a cobertura NanoA tem alta taxa de adesão, grande resistência a temperaturas elevadas e excelente tratamento superficial para redução de atrito. “São características importantes que conferem maior vida à ferramenta e estabilidade dimensional em operações de acabamento nos materiais de grande abrasão”, explica o engenheiro da Gühring.

Bitencourt cita outras inovações técnicas presentes na HR 500 Cast, como o design em metal duro inteiriço, que proporciona alta estabilidade e rigidez contra forças radiais e de torção. Isso possibilita velocidades de corte extremamente elevadas, de 120 a 300 m/min, taxas elevadas de avanço de até 2,5 mm por rotação e qualidades superficiais abaixo de 1,6 Ra, com máxima confiabilidade de processo e qualidade de furo sem quaisquer problemas. “Ferramentas clássicas de alargamento, como alargadores com lâmina ou CBN, para usinagem de materiais fundidos, são bem inferiores a HR 500 Cast”, diz o engenheiro da Gühring.