Home > Notícias > Gühring > Furações profundas com alta produtividade

Furações profundas com alta produtividade

09/09/2015

A EB800 também pode ser utilizada em centros de usinagem e tornos

No passado, a furação profunda era uma das tarefas de corte mais difíceis, que só poderia ser alcançada em máquinas especiais. Hoje a Gühring supera esse obstáculo com uma linha bastante versátil de brocas para esse tipo de aplicação. É o caso da broca canhão EB800, voltada para os segmentos de óleo e gás, automotivo, aeroespacial, entre outros. Além de aplicações para furação profunda, a ferramenta pode ser utilizada em centros de usinagem e tornos.

Num teste realizado com a EB800, em conjunto com uma empresa norte-americana da área de equipamentos e tecnologia para o setor petrolífero, a Gühring obteve um desempenho muito superior ao da concorrência. “Conseguimos realizar os furos profundos, de até 1500 mm, com maiores velocidade e confiabilidade no processo. A geometria de nossa pastilha é capaz de dividir os cavacos, gerando um maior controle no fluxo do mesmo”, comenta Lucio Bitencourt, engenheiro da Gühring Brasil. Durante o teste, o cliente conseguiu realizar os furos com sucesso, obtendo um acabamento de rugosidade Ra=0.8um em ligas de aço SAE8630 para aplicação no segmento offshore.

A concepção de fabricação é o grande diferencial da EB800 em relação às suas concorrentes. “Nossa broca possibilita realizar um conjunto de furos com alta produtividade e precisão em circunstâncias especiais de usinabilidade e furações de longo alcance, com cortes interrompidos”, explica Bitencourt. E acrescenta que a ferramenta possui um sistema único de troca de pastilhas, de fácil acesso e bastante amigável ao usuário, proporcionando assim um ganho substancial durante o tempo de set-up. “Essa performance permite uma alta produtividade com nível de excelência, hoje o principal objetivo dos clientes”, ressalta o engenheiro.