Home > Notícias > Gühring > Fresa desenvolvida com Audi chega ao mercado

Fresa desenvolvida com Audi chega ao mercado

05/09/2013

HPC reúne alta velocidade e eficiente escoamento do cavaco

A nova fresa para usinagem de PCD HPC Hollfelder está disponível para o mercado desde abril, mas ela já está presente nas fábricas da Audi há cinco anos. O processo do seu desenvolvimento surgiu de uma necessidade da fabricante de automóveis na usinagem de alumínio.

A fresa foi projetada para alcançar alta eficiência tanto em operações convencionais quanto em MQL (Mínima Quantidade de Fluido Lubrificante). O novo sistema de posicionamento do fluxo de refrigeração e da câmara de cavacos foi desenhado para escoá-los da área usinada de forma eficiente. Sem o contato do cavaco com as áreas internas, altamente sensíveis da peça, é possível reduzir o tempo e custo de limpeza das peças.

O número de facas é um dos grandes diferenciais da ferramenta, enquanto a média dos concorrentes é de 12, considerando uma fresa de diâmetro 125, a HPC Hollfeder possui 27 para fazer a extração do cavaco de forma mais eficiente. Por conta disso o novo sistema alcança uma produtividade de duas a três vezes maiores do que ferramentas similares.

 A pedido da Audi a durabilidade da ferramenta também era um ponto importante a ser desenvolvido. O resultado foi uma ferramenta capaz de ser reafiada até 10 vezes e obter uma excelente qualidade de corte. A velocidade atingida pela ferramenta também é um diferencial, com a possibilidade de alcançar uma taxa de avanço de até 60,000 mm/min.

Assista ao vídeo