Home > Notícias > Gühring > Ferramentas especiais para usinagem complexa

Ferramentas especiais para usinagem complexa

15/02/2016

A alta durabilidade do PCD permite uma maior vida útil das ferramentas de corte

As ferramentas especiais de Diamante Policristalino (PCD) são a solução ideal para máquinas que executam usinagem de maior complexidade e materiais altamente abrasivos. O PCD é especialmente apropriado para operações de furação, fresamento e alargamento de materiais não ferrosos.  Esses atributos fazem com que as empresas adotem o PCD com o objetivo de aprimorar a qualidade, aumentar a produtividade e a competitividade, sem comprometer a qualidade final dos produtos. 

“A durabilidade é outra característica forte da ferramenta PCD, podendo superar em até 100 vezes ferramentas produzidas com outros materiais e alcançar velocidades de operação muito superiores”, ressalta Lucio Bitencourt, engenheiro de aplicações da Gühring Brasil. A empresa tem um leque de ferramentas PCD como fresas, brocas, alargadores, insertos, entre outros.  

O engenheiro lembra que o desenvolvimento do diamante sintético foi iniciado pela Gühring ainda na década de 80, ao vislumbrar a necessidade de ferramentas com maior dureza para usinagem de materiais mais resistentes que começavam a ser desenvolvidos. Atualmente eles já são realidade não só na indústria automobilística, como também no segmento de óleo e gás.

A indústria aeroespacial que utiliza titânio e materiais sintéticos com fibra de carbono, por exemplo, também tem ampla aplicação para o PCD. "A procura por ferramentas especiais ainda é pequena, mas isso deve mudar no médio prazo, com o aumento da demanda por usinagem de alumínio, principalmente na indústria de automóveis, que vem optando pelo alumínio na produção de motores e outros componentes", finaliza Bitencourt.