Home > Notícias > Acontece > Energia eólica é uma ilha de prosperidade

Energia eólica é uma ilha de prosperidade

09/09/2015

Força dos ventos gera energia para 12 milhões de pessoas

O Brasil descobriu que tem os melhores ventos do mundo e por isso consegue produzir a fonte mais barata do planeta. Por isso a fonte eólica passou a ser importante na matriz brasileira. Hoje, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o país está com 6.8 gigawatts (GW) instalados operando e deve encerrar o ano com 9.8 GW instalados. De 2009 até hoje, 50% da energia contratada no Brasil é de fonte eólica. Nos últimos cinco anos, 14 GW foram contratados.

A energia eólica é a energia produzida através da força dos ventos que transforma energia cinética em energia elétrica. Muito recente no Brasil, essa fonte de energia já vem contribuindo em grande escala para o desenvolvimento do país, abastecendo nos dias de hoje cerca de 4 milhões de lares brasileiros, ou 12 milhões de pessoas, o que corresponde a uma cidade do tamanho de São Paulo.

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME), em apenas um dia (20 de julho passado), foram produzidos 2.989,2 megawatts médios de energia gerada pela força dos ventos. Conforme o ministério, em oito anos, a expansão dos parques eólicos pode fazer a produção representar 11% da matriz elétrica brasileira. O Brasil foi o quarto país que mais investiu em fonte eólica em 2014 e foi considerado o segundo mais atrativo para esse tipo de energia, ficando atrás somente da China. (fontes: ABEEólica/MME)