Home > Notícias > Gühring > Parceria de excelência

Parceria de excelência

03/12/2018

Aumenta o número de alunos interessados em pesquisas na área da Usinagem

Parceria de excelência
A Gühring foi uma das patrocinadoras do XXII Colóquio de Usinagem, encontro que ocorreu em Uberaba, Minas Gerais, em novembro passado, na UFTM (Universidade Federal do Triangulo Mineiro). O evento tinha como objetivo estabelecer um fórum de discussão sobre pesquisas na área de usinagem, promovendo o aperfeiçoamento dos conhecimentos técnico-científicos de seus participantes. Foram três dias de debate sobre temas variados, como usinabilidade, integridade superficial, automação e tecnologia de controle dos processos de usinagem, otimização de parâmetros de processo, projeto de máquinas-ferramentas, sistemas de manufatura e planejamento, microusinagem, usinagem verde, dentre outros assuntos de interesse da área.
 
Para o professor Vitor Tomaz Guimarães Naves, professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e organizador do Colóquio, é notória a demanda de pessoas interessadas em programas de pós-graduação e de alunos de graduação que realizam pesquisas na área da Usinagem e que buscam realizar seus projetos com propostas e temas inovadores na área da fabricação, e neste aspecto a que mais atrai é a Usinagem. "Nesta parceria de relacionamento entre empresa e universidade, ambos saem ganhando, e para nós, profissionais da área da educação que realizamos pesquisas em universidades públicas, é muito gratificante e enriquecedor poder contar com o apoio de empresas em projetos e eventos como estes. Nós nos sentimos muito honrados e esperamos fortalecer ainda mais esta parceria que se inicia entre o grupo de pesquisa em Usinagem da UFTM e a Gühring".
 
Marcelo Gradella, engenheiro da Gühring, abordou em sua palestra os novos revestimentos para ferramentas de corte. "Debatemos com o público os processos mais utilizados na indústria para realizar a cobertura das ferramentas e, em seguida, apresentamos as características que influenciam o revestimento, como composição, pressão, corrente e voltagem. Expusemos as características dos revestimentos Gühring, evidenciando cada variável e como ela influencia para aquisição das propriedades finais do revestimento", destacou Gradella.
 
Marcelo Teles, engenheiro e coordenador de gerenciamento da Gühring, também presente no encontro, ressaltou que o Colóquio foi um evento acadêmico muito importante. "O público alvo foram professores doutores e mestres que acompanham seus alunos de doutorado e mestrado. Eles apresentaram as pesquisas em que estão trabalhando e algumas dissertações já concluídas, prestes a serem defendidas.  O evento foi muito bom e contou com a participação de vários profissionais importantes do nosso setor. Entre eles, os professores Marcio Bacci e  Alisson Rocha Machado, que são autores de diversos livros na área de usinagem", disse Teles.
 
Para o engenheiro, eventos como o Colóquio fortalecem a imagem da Gühring e vinculam cada vez mais o nome da empresa aos players deste setor. Todas as pessoas com quem conversamos, principalmente os professores, mostraram-se bastante receptivos a trabalhar com a Guhring em alguma pesquisa de nosso interesse. Forneceremos as ferramentas e eles farão os testes, gerando os resultados que serão compartilhados conosco e também artigos que poderão ser publicados nas revistas especializadas", salientou Teles.