Home > Notícias > Gühring > Excelência em OEM está no mapa de negócios da GÜHRING

Excelência em OEM está no mapa de negócios da GÜHRING

01/10/2018

O serviço ajuda a determinar a usinagem ideal antes da produção em massa do cliente

Excelência em OEM está no mapa de negócios da GÜHRING

OEM (Original Equipment Manufacturer), que em português quer dizer "fabricante original do equipamento”, é uma importante área de serviços que está no mapa de negócios da Gühring mundial e, consequentemente, da subsidiária brasileira, que vem investindo consideravelmente nesse tipo de projeto. Recentemente a companhia realizou o Guhring OEM Meeting Korea, uma reunião internacional com representantes OEM de 10 países, que no total somam mais de 60 escritórios pelo mundo. No evento, organizado pela Gühring Korea, o Brasil, Alemanha, EUA, Reino Unido, Japão e China eram alguns dos convidados.
 
“É um evento internacional de grande importância para discutir as tendências do mercado global de usinagem e como o OEM se encaixa nesta realidade. Também é um momento de cooperação e reflexão sobre as soluções ideais para os diversos projetos discutidos no encontro”, ressalta Lucio Bitencourt, gerente da área de Engenharia de Produtos da Gühring Brasil. Segundo o engenheiro, essas reuniões anuais entre as equipes mundiais de OEM são realizadas regularmente e para cada encontro é escolhido um país sede. “A Guhring Brasil tem grande chance de sediar o próximo evento”, diz ele.
 
No mercado internacional, a Gühring tem 130 especialistas para atender mais de 100 clientes nesse formato de negócio, enquanto no Brasil a empresa já possui mais de 10 grandes clientes. Em 2017, para se ter ideia, foram mais de 600 projetos realizados pelas equipes internacionais de OEM. Bitencourt explica que as equipes de OEM trabalham com fabricantes de máquinas-ferramenta para determinar a usinagem ideal antes da produção em massa do cliente, incluindo seleção e teste da ferramenta para o produto que será fabricado, aplicação real e suporte técnico.
 
A funcionalidade do serviço é simples: o cliente final consulta o fabricante de máquinas para usinar determinado tipo de produto, colocando alguns objetivos, como custo por peça, tempo de ciclo, qualidade do produto, entre outros quesitos. O fabricante calcula quantas máquinas serão necessárias para a produção da quantidade de peças/mês informada pelo cliente e solicita nosso apoio técnico na indicação das melhores ferramentas e dos processos mais indicados para atingir a meta. “Com base nesses critérios, nós desenvolvemos o projeto junto ao fabricante para que, ao final, ele possa oferecer ao seu cliente um equipamento robusto, de qualidade e com alta produtividade”, ressalta o engenheiro.
 
Bitencourt informa ainda que, além de trabalhar com os fabricantes de máquina, a Gühring também está preparada para executar projetos diretamente aos clientes finais (End Users), desenvolvendo soluções completas para usinagem de determinado produto. “Tanto o fabricante quanto o cliente final compartilham experiências com o nosso time de OEM, recebendo um padrão de usinagem desenvolvido para as suas necessidades, com tecnologia estado da arte utilizada pela Gühring”, destaca o engenheiro.