Home > Notícias > Acontece > Urgência para crescer!

Urgência para crescer!

20/05/2019

Expomafe 2019 aconteceu num momento oportuno para a indústria nacional

Urgência para crescer!

Cerca de 55 mil visitantes profissionais estiveram na Expomafe 2019, que teve como tema este ano “urgência para crescer”. A feira aconteceu num momento oportuno e atendeu a necessidade de a indústria nacional continuar modernizando seu parque depois de anos de represamento dos investimentos.

Os primeiros movimentos neste sentido já puderam ser sentidos no início deste ano: de acordo com a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), a receita líquida da indústria de máquinas e equipamentos cresceu 6% no primeiro trimestre, na comparação com mesmo período de 2018. Para João Marchesan, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, “a feira deu aos empresários uma visão de tudo de que eles precisam para reduzir custos, ganhar produtividade e competitividade num cenário de reaquecimento da economia”.

A inovação esteve presente nas várias ruas do Pavilhão e os visitantes puderam ver o alto grau tecnológico dos produtos e soluções apresentados pelas empresas expositoras. Segundo os organizadores, tudo que se vê nas grandes feiras internacionais do setor pôde ser visto na Expomafe também. Umas das atrações do evento foi a Indústria 4.0 que se fez presente não só nos estandes dos expositores, mas também na quarta edição do Demonstrador de Tecnologias da Indústria 4.0.

Realizado pela ABIMAQ e IPDMAQ (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos), com parceria de diversas empresas e patrocínio do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), empresas e instituições de ensino, neste ano o Demonstrador trouxe como diferencial um conjunto de clusters com soluções tecnológicas que demonstraram, na prática, as possibilidades para pequenas, médias e grandes empresas avançarem na indústria 4.0.

“Para reaquecer a economia precisa haver investimento. Nosso parque está desatualizado e na Expomafe os industriais encontraram o que há de mais moderno em tecnologia e inovação”, ressaltou Marchesan. (fonte: Abimaq)