Home > Notícias > Acontece > A energia que vem do sol

A energia que vem do sol

03/03/2020

Fonte solar reúne mais de 15 mil empresas de todos os elos produtivos do setor

A energia que vem do sol

A energia solar fotovoltaica é a fonte renovável mais competitiva do Brasil. Somente neste ano, as novas instalações da tecnologia, conhecida pela sigla “GD” (geração distribuída), devem agregar cerca de 3,4 gigawatts em capacidade no Brasil, somando ao fim de 2020 cerca de 5,4 GW. Projeções da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) apontam que a fonte solar fotovoltaica deverá gerar mais de 120 mil novos empregos aos brasileiros este ano, espalhados por todas as regiões do país.

Segundo a entidade, as perspectivas para o setor são de encerrar 2020 com um total acumulado de mais de 250 mil empregos no Brasil desde 2012, distribuídos entre mais de 15 mil empresas de todos os elos produtivos do setor. A maior parcela destes postos de trabalho deverá vir das mais de 14 mil pequenas e médias empresas do segmento de geração distribuída, responsáveis por mais de 162 mil empregos acumulados.

De acordo com a avaliação da ABSOLAR, os novos investimentos privados no setor poderão ultrapassar a cifra de R$ 19,7 bilhões este ano, somando os segmentos de geração distribuída (sistemas em telhados e fachadas de edifícios) e centralizada (grandes usinas solares).

Fonte: Absolar