Home > Notícias > Gühring > HPC ganha poder de fixação

HPC ganha poder de fixação

18/08/2015

Mandril é indicado para operações que demandam força de fixação

A Gühring está incrementando sua linha GM 300 de fixação de ferramentas no mercado brasileiro com o HPC Clamping Chuck, um mandril com acionamento mecânico para usuários que necessitam de enorme força de fixação. “Este ano lançamos o recurso PinLock para melhorar o processo de fixação deste mandril, para aumentar a vida útil das ferramentas e a integridade dos componentes de fixação”, ressalta Lucio Bitencourt, engenheiro de Aplicação da Gühring Brasil. 

O HPC Clamping Chuck tem, entre suas principais aplicações, as operações de fresamento, pois necessitam de um alto poder de fixação. O mandril também pode ser utilizado para furação e alargamento.  “Nas operações de fresamento existe a possibilidade de a ferramenta ser removida do mandril durante o processo de usinagem, e o HPC elimina esse risco”, explica Bitencourt.

O engenheiro faz algumas comparações quando o assunto é mandril hidráulico e mecânico.  A força de fixação do mandril hidráulico para hastes Ø12 mm é de 98 Nm e no HPC esta força é de 200 Nm. Para hastes de Ø16 mm, o hidráulico é 190 Nm e no HPC esta força é de 300 Nm. “Nossos concorrentes têm sistemas para grande poder de fixação, mas com sistemas diferentes de mecanismo interno do mandril, o nosso é exclusivo”, ressalta Bitencourt.