Ir à entrada do site Envie um e-mail Siga-nos no Facebook Assista à Gühring TV
 
 
NEWSLETTER
                                Curta a
  TV Gühring            nossa página YouTube Facebook
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Compartilhar em outras redes
ISO 9001 - GÜHRING ISO 9001
Home  /  Novidades  /  Gühring  /  Gühring patrocina simpósio de usinagem  

Gühring patrocina simpósio de usinagem


O interesse pela área de usinagem vem aumentando nos últimos anos

Disseminar o conhecimento em usinagem, divulgar estudos e resultados entre os diversos grupos de pesquisa espalhados pelo Brasil. Esse é o objetivo do evento técnico-científico Colóquio de Usinagem, organizado desde 1993 pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Usinagem (LEPU), da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia. A 21ª edição, em setembro passado, ocorreu no campus UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto. A Gühring Brasil foi uma das patrocinadoras do encontro.

Para o engenheiro e professor Adjunto da UFOP, Igor Cézar Pereira, o interesse pela área de usinagem vem aumentando bastante nos últimos anos. Os grupos, segundo ele, têm aumentado tanto em número de docentes como em discentes, isso graças ao investimento em pesquisa nos últimos 15 anos, "embora a situação atual do país nos leve a uma grande preocupação com relação aos rumos da pesquisa, uma vez que o governo ainda é o maior financiador.

Precisamos de estabilidade de investimentos do governo e de um aumento de investimentos da indústria", diz o acadêmico, responsável pela cadeira de usinagem da UFOP.

Pereira ressalta que é fundamental a parceria entre universidades e empresas. "Não há pesquisa sem universidades e não há aplicação sem empresas". O professor salienta que eventos como o Colóquio conectam os profissionais da indústria e das universidades. "Nesse simpósio na UFOP, iniciamos a parceria com a Gühring e já nesse primeiro evento houve diversos contatos entre pesquisadores e representantes da empresa para implementação de novas pesquisas. Nessa parceria, não só ganham os dois lados como se beneficia também a sociedade", diz.

O 21º Colóquio de Usinagem teve três palestras, uma ministrada pelo Prof. Denis Boing, da UNIFEBE, outra pelo Prof. Alexandre Mendes Abrão, da UFMG, e uma terceira, pelo engenheiro Marcelo Gradella, da Gühring Brasil, que abordou o tema "Preparação de Aresta de Corte". "O perfil do público ainda é bastante acadêmico, com muitos professores, alunos de graduação, mestrado e doutorado, mas nessa última edição iniciamos a discussão para incluir de maneira efetiva o público mais ligado à indústria", finaliza o professor.

 
 
Gühring Brasil ·  Av. Tranquillo Giannini, 1051  ·  Distrito Industrial  ·  13329-600 Salto, SP  ·  T 11 2842-3066 · F 11 2842-3091