Ir à entrada do site Envie um e-mail Siga-nos no Facebook Assista à Gühring TV
 
 
NEWSLETTER
                                Curta a
  TV Gühring            nossa página YouTube Facebook
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Compartilhar em outras redes
ISO 9001 - GÜHRING ISO 9001
Home  /  Novidades  /  Gühring  /  BRASIL CONTINUA ATRAINDO INVESTIMENTO...  

BRASIL CONTINUA ATRAINDO INVESTIMENTO ESTRANGEIRO


Mas os países do Bric ganham concorrentes pesados

5 Dollars

De acordo com estudo da consultoria e auditoria Ernst &Young (EY) feito com 808 empresários, principalmente da Europa ocidental, o Brasil continua a ser um dos países mais atrativos para investimento estrangeiro direto (IED). Mas o “toque mágico” dos Bric - grupo composto por Brasil, Rússia, Índia e China - para capturar operações de grandes companhias parece estar diminuindo. Na percepção das empresas já estabelecidas nos países, 45% colocam essa região em recuperação como a mais atrativa para fazer IED, praticamente empatando com os 44% de preferência também pela China. A América do Norte fica em terceiro com 31%, seguida dos países do leste europeu com 29%, Rússia com 19%, Índia com 17% e o Brasil com 13% das preferências.

Na pesquisa deste ano, a atratividade acumulada dos Bric declinou 15 pontos percentuais - mas o Brasil sozinho é responsável por 13 pontos de queda. Comparado aos resultados de 2012, a percepção de atratividade do Brasil caiu cinco pontos e, da Índia, quatro, enquanto os resultados de China e da Rússia se mantiveram inalterados. De acordo com a pesquisa da Ernst& Young a Europa ocidental começa a atrair de novo as empresas estrangeiras, incluindo as companhias dos Bric.

A Alemanha, Reino Unido, Holanda e Bélgica são os países que mais atraem investimento das multinacionais na região. Companhias dos emergentes também colocam mais dinheiro na Europa ocidental, interessados nas atividades de pesquisa e inovação. A diferença é que os investidores agora focam mais no consumo, e menos na produção, na Europa ocidental. Estão interessados particularmente nas vendas para os 500 milhões de consumidores “ricos” do velho continente, que tem PIB de 12 trilhões de euros. (fonte: Valor)    

 
 
Gühring Brasil ·  Av. Tranquillo Giannini, 1051  ·  Distrito Industrial  ·  13329-600 Salto, SP  ·  T 11 2842-3066 · F 11 2842-3091