Ir à entrada do site Envie um e-mail Siga-nos no Facebook Assista à Gühring TV
 
 
NEWSLETTER
                                Curta a
  TV Gühring            nossa página YouTube Facebook
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Compartilhar em outras redes
ISO 9001 - GÜHRING ISO 9001
Home  /  Novidades  /  Gühring  /  BIOLUBRIFICANTES PARA A INDÚSTRIA  

BIOLUBRIFICANTES PARA A INDÚSTRIA


Tendência é que produtos biodegradáveis substituam óleos lubrificantes sintéticos

Segundo estimativas da ANP (Agência Nacional do Petróleo), em 2013 o mercado brasileiro consumiu cerca de 1,38 bilhão de litros óleo lubrificante, incluindo-se o consumo em vários outros tipos de máquinas industriais e motores estacionários. Esse é um dos motivos que vem levando a Petrobras Biocombustível, em parceria com o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) e com a Petrobras Distribuidora, a dar início aos primeiros testes de campo com biolubrificantes biodegradáveis para num futuro breve substituir os óleos lubrificantes sintéticos.

A ideia é definir quais produtos serão disponibilizados para comercialização. O primeiro a ser testado é um óleo desengripante (lubrificante e anticorrosivo muito utilizado na indústria).  O investimento nos biolubrificantes está alinhado à necessidade de substituir os óleos minerais por lubrificantes rapidamente biodegradáveis e não tóxicos para os seres humanos e para o meio ambiente. Entre as matérias-primas estudadas pela companhia (mamona, soja e pinhão manso), no entanto, o derivado do biodiesel de mamona foi o que apresentou melhor desempenho.

Com isso, além de diminuir impactos ambientais, a tendência é que sejam reduzidos os custos relacionados à destinação adequada dos óleos lubrificantes minerais e sintéticos usados atualmente. Estima-se que, em todo o mundo, 12 milhões de toneladas de lubrificantes sejam descartados por ano no meio ambiente. Estão programados testes em quatro refinarias e em uma usina de biodiesel que, a partir de fevereiro, avaliam o desempenho desse biolubrificante na aplicação industrial.  (Fonte: Agência Petrobras)

 
 
Gühring Brasil ·  Av. Tranquillo Giannini, 1051  ·  Distrito Industrial  ·  13329-600 Salto, SP  ·  T 11 2842-3066 · F 11 2842-3091