Ir à entrada do site Envie um e-mail Siga-nos no Facebook Assista à Gühring TV
 
 
NEWSLETTER
                                Curta a
  TV Gühring            nossa página YouTube Facebook
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Compartilhar em outras redes
ISO 9001 - GÜHRING ISO 9001
Home  /  Novidades  /  Acontece  /  ABDI DEFINIRÁ ESTRATÉGIA NACIONAL...  

ABDI DEFINIRÁ ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A INDÚSTRIA 4.0


O desafio no Brasil é estar no timing correto

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) instalou o Grupo de Trabalho da Indústria 4.0 (GTI 4.0). Na abertura da reunião, o presidente da entidade, Guto Ferreira, disse aos integrantes do GTI 4.0 que a ABDI passou por uma série de transformações, se posicionando como uma agência de inteligência do governo federal para o setor produtivo.

"Desde o primeiro momento, o ministro Marcos Pereira tem nos pedido muita atenção e celeridade nos temas relacionados à Indústria 4.0. No caso da ABDI, nós vamos trabalhar em dois polos dentro desse projeto: um é o modelo de maturidade e outro é o desenvolvimento dos testbeds".

Guto explicou que o modelo de maturidade consistirá em uma plataforma onde a própria indústria vai conseguir enxergar o momento de maturidade em que está em relação à indústria 4.0. "A indústria vai poder enxergar se está na era 1.0, 2.0, 3.0 e se está pronta para dar esse salto para a 4.0. Na Alemanha, por exemplo, que é um país que tem avançado muito nesta discussão, pouco mais de 10% da indústria alemã são considerados 4.0, então, essa ainda é uma transformação que deve levar alguns anos”.

O presidente da ABDI ressaltou, ainda, que o desafio do Brasil é estar no timing correto. “Nos próximos dez anos, teremos uma atualização do maquinário entre 40% e 50 % do nosso parque fabril. É uma atualização muito sensível e extremamente necessária. Se a gente conseguir casar essa atualização de maquinário, mantendo o foco na inovação tecnológica voltada para a indústria 4.0, isso obviamente fará o Brasil dar um grande salto".

O executivo da entidade anunciou que a ABDI vai disponibilizar, no orçamento do próximo ano, R$ 5 milhões para os testbeds, que são plataformas de experimentação de novas tecnologias, em um ambiente que reproduz em escala um cenário real. "Os testbeds são laboratórios-piloto que nós colocaremos em áreas ou plantas específicas, dentro de alguns setores que iremos identificar como áreas de fronteira, sob a coordenação do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços) O setor têxtil, por exemplo, já tem feito grandes avanços em 4.0.", exemplificou. (fonte: ABDI)

 
 
Gühring Brasil ·  Av. Tranquillo Giannini, 1051  ·  Distrito Industrial  ·  13329-600 Salto, SP  ·  T 11 2842-3066 · F 11 2842-3091